Dicas para ser mais produtivo
março 3, 2023Você como colaborador, está alinhado ao propósito da empresa?
março 17, 2023“Qualquer um pode zangar-se – isso e fácil. Mas zangar-se com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo e da maneira certa – não é fácil.” – Aristóteles
O mercado de trabalho tem cada dia mais buscado pessoas “hards” e com “soft Skills”, você já fez sua auto avaliação para se desenvolver e se destacar dos demais no mercado?
Hoje vamos falar com pouco sobre Inteligência Emocional, pois os profissionais podem ser inteligentes em várias áreas técnicas do conhecimento, mas ter domínio sobre as próprias emoções e sobre as dos outros é um grande diferencial.
O mundo corporativo cada dia mais tem exigido dos profissionais prazos curtos, trabalho sob grande pressão, o que gera um turbilhão de emoções que pode prejudicar as relações interpessoais, tanto no ambiente de trabalho quanto na vida pessoal. Consequentemente, pessoas que sabem administrar suas emoções se destacam dos demais, devido a maior facilidade para trabalhar em equipe, gerir conflitos e terem resiliência.
AFINAL, O QUE É INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
A inteligência emocional é um conceito popularizado por Daniel Goleman, sendo definido basicamente como a capacidade que um indivíduo tem de compreender e gerenciar as próprias emoções e lidar com os sentimentos das pessoas à sua volta. Somos seres emocionais por natureza, por este motivo a importância de aprendermos a reconhecer nossas emoções, e conseguirmos controla-las, principalmente no contexto organizacional.
A inteligência Emocional foi dividia por Daniel Goleman em cinco habilidades:
1 – Autoconsciência
Reconhecer a emoção que está sentindo no momento que ela ocorre, seja ela boa ou ruim, a incapacidade de observar nossos verdadeiros sentimentos nos deixa à mercê deles. Profissionais autoconscientes entendem como suas ações impactam as pessoas ao seu redor e conseguem tirar bom proveito das críticas.
2 – Controle emocional
Saber lidar com suas emoções e entender como utilizá-las ao seu favor. Profissionais com esta habilidade tendem a ser mais resilientes.
3 – Automotivação
Saber usar as emoções a serviço de uma meta, essa habilidade é amplamente valorizada no ambiente de trabalho, quem a tem tende a ser mais produtivo e eficaz em todas tarefas que realiza.
4 – Empatia
Habilidade de reconhecer as emoções nas pessoas a sua volta, percebendo nas sutilezas emocionais o que o outro precisa ou quer de verdade. A convivência em grupo é parte fundamental no ambiente corporativo, seja pessoal mente ou online por isto a importância desta habilidade ser trabalhada.
5 – Relacionamentos interpessoais
Em grande parte diz respeito a aptidão de se relacionar e lidar com as emoções dos outros de forma efetiva e com resultados positivos. De extrema importância para construir ambientes harmoniosos e felizes.
Qual a importância da Inteligência Emocional no trabalho e como aplica-la
Um profissional emocionalmente inteligente tende a lidar melhor com os problemas em uma rede profissional, ajudando com seu comportamento a melhorar o clima organizacional ao seu redor, transformando o ambiente de trabalho saudável e acolhedor.
Atualmente a InteligenciaEmocinalaparece entre as habilidades mais desejadas pelas empresas, no relatório Global TalentReport do LinkedIn, ao lado da adaptabilidade, colaboração, criatividade, inovação e persuasão.
Dentro de uma empresa essa competência atua diretamente na manutenção do clima organizacional, na cultura e na produtividade das equipes, por esse motivo tem sido cada vez mais buscada nos processos seletivos.
Segue algumas dicas práticas para ser uma pessoa capaz de controlar suas emoções e, principalmente, controlar suas reações
*Desenvolva seu autoconhecimento – reconheça e compreenda seus sentimentos, em momentos de tensão, antes de falar; pare, pense e analise o que esta sentido, se esta na proporção certa, e quais resultados isso lhe trará.
*Aprenda suas Reações – quando identificar a emoção que esta sentindo, observequais suas reações padrões, se elas lhe ajudam ou minam sua qualificação profissional, para que consiga muda-las propositalmente na próxima vez que as sentir.
*Aceite as emoções negativas – reconheça que as tem, e as transforme em ações positivas. E normal sentir raiva, frustação, medo e indignação entre outras no meio corporativo, e é justamente essas emoções que, se não usadas da forma correta podem afetar suas relações no trabalho.
*Estar no comando de seus sentimentos – Evitar atitudes impulsivas no ambiente de trabalho, e utilizar estrategicamente suas emoções, buscar emoções positivas como calma, segurança e otimismo quando necessário.
*Equilíbrio das emoções –A proporção entre as emoções positivas e emoções negativas resulta no bem-estar. Nem sempre só alegre, nem sempre só triste.
*Rapport – A comunicação e o principal meio de vinculação da inteligência emocional no trabalho, ter escuta ativa, utilizar-se de tons e expressões adequadas ao local. Uma estratégia interessante para isso é o rapport, que consiste em espelhar o comportamento do outro para criar uma conexão genuína durante uma conversa.
Concluindo: pessoas ‘emocionalmente inteligentes’ são mais atrativas e motivadas, estão sempre se auto avaliando em relação as suas atitudes e pensamentos, seus relacionamentos com os demais fluem de forma mais equilibrada e conseguem encarar situações difíceis com mais facilidade, desenvolvendo mais resiliência, possuindo grande capacidade de superação!
Escrito por: Alícia Gonzales – Coordenadora de Recrutamento e Seleção B.Partner