O que uma empresa precisa para ter Sucesso e Excelência?
maio 18, 2023O desafio de se comunicar com seu time
junho 1, 2023Quando o assunto é contratar, todos achamos que conseguimos fazer uma entrevista, porém chega na hora das perguntas e acabamos ficando apenas nas triviais!
Se você é um empresário ou gestor e possuí equipe, esse dia chegará mais cedo ou mais tarde, e mesmo que tenha ajuda de uma consultoria, sua parte não será substituída: Você precisa saber fazer uma “boa”entrevista, caso contrário a consultoria pode te enviar 3 opções e você optar pela opção não certa para sua empresa no momento.
• Dica 01:
Mais importante do que as competências “ensináveis” (como excel, sistemas, etc), são as competências comportamentais (pro atividade, dinamismo, etc). Portanto não foque sua entrevista somente nas perguntas que investigam isso, caso contrário vai deixar de compreender quais comportamentos são vistos no candidato.
• Dica 02:
O famoso “fitcultura” importa muito! Ou seja, o candidato pode ser ótimo, mas se os valores pessoais dele não forem compatíveis com a cultura da sua empresa, o “casamento “não dará certo! Pois toda contratação é o início de uma relação, e para dar certo, precisamos ter coisas em comum. Então mesmo que a consultoria traga a você três finalistas, é sua missão reconhecer qual deles melhor se adapta a cultura do seu negócio, pois a consultoria não vive seu dia a dia e pode não dominar sua cultura.
• Dica 03:
Elabore um questionário antes da entrevista, porque se não fizer isso, corre o risco de esquecer de perguntar coisas importantes. Para elaborar esse questionário, tenha ajuda de um profissional da área, para que contenha perguntas comportamentais.
• Dica 04:
Deixe o candidato a vontade, trate o momento com leveza, encare como um bate papo. Uma entrevista não é um momento agradável, e se você deixar o clima mais tenso ainda, estará perdendo a oportunidade de colher mais informações do candidato.
• Dica 05:
Não deixe os candidatos aguardando por muito tempo, sabemos que imprevistos acontecem e você pode atrasar alguns minutos, mas seja cordial e respeite o tempo do candidato, afinal, nos dias de hoje, tempo é o nosso item mais precioso.
Use essas dicas e faça as melhores contratações! Lembre-se, contratar bem é uma escolha mútua: É um processo que para dar certo envolve a consultoria, a empresa contratante e o candidato, pois esse também precisa querer trabalhar na sua empresa! Essas dicas vão te ajudar a tornar sua empresa um local mais agradável e com isso, os candidatos vão ter vontade de ficar nela!
Escrito por: Tatiana Cordeiro – Diretora de RH da Bpartner