Quais desses erros você já cometeu ao buscar uma vaga de emprego?
junho 9, 20235 dicas de como se preparar para uma entrevista
junho 22, 2023Com o mercado de trabalho cada dia mais acirrado, esta cada vez mais difícil para o profissional de RH preencher uma vaga com o talento certo. E para ter maior assertividade e agilidade na escolha, os processos seletivos estão ficando mais estratégicos, e com a seleção voltada para encontrar o candidato ideal tecnicamente e também mais aderente à cultura organizacional, com isto contando com auxilio dos testes comportamentais para embasar suas escolhas.
Os testes de perfil comportamental têm como principal intuito identificar determinados traços de personalidade e comportamento, agrupando as pessoas por afinidades. São identificadas tendências de comportamentos que a pessoa terá ou não, quando estiver à frente de uma situação.
Tais testes tem sua valia no processo seletivo pois permitem que o recrutador avalie as competência dos candidatos de forma objetiva, e também auxiliando para a redução de erros na contratação de colaboradores alinhados à atividades do cargo, da equipe direta e à cultura da empresa.
As metodologias dos testes utilizados, são na sua maioria focados na analise do individuo através do seu comportamento, ou previsão e tendências do mesmo. Assim observando as qualidades, defeitos, pontos fortes e pontos fracos, suas virtudes e vulnerabilidades, utilizando escalas para classificar e agrupar os candidatos.
Os testes podem ser aplicados de acordo com a função a ser exercida, por exemplo uma vaga de motorista ou operador de maquinas seria aplicados testes de atenção e foco. Para vagas de vendas podem ser aplicados testes de extroversão ou introversão. Além dos testes comportamentais podem ser aplicados no processo seletivo testes práticos vinculados a função, como português, matemática e Excel.
Convém deixar claro que todos os perfis comportamentais têm os seus valores, não existe melhor ou pior, jeito certo ou errado de agir, o que existe são as habilidades de cada um, que precisam ser aproveitadas na função correta e em um ambiente de trabalho adequado e orgânico para que este individuo consiga alcançar o seu melhor de produtividade.
Exemplos de testes psicológicos/ comportamentais mais usados em processo seletivo e o que avaliam:
- Teste AC (Atenção Concentrada)
Utilizado para medir a capacidade de concentração e foco do individuo. Muito utilizado para cargos que exigem concentração, organização e foco, pode ser aplicado individualmente ou em grupo.
- Teste Quati (Questionário de Avaliação Tipológica)
Utilizado na identificação de traços de personalidade e comportamentos, a avaliação é feita com a resposta do candidato mediante algumas situações, é baseado na teoria de Carls Jung que define e separa os indivíduos em tipos psicológicos, baseados em traços:
- Introversão e extroversão;
- Sensação e intuição;
- Pensamento e sentimento.
- Teste Não Verbal de Inteligência (G38)
Utilizado na análise da capacidade intelectual do candidato. Sendo usado apenas como um parâmetro de comparação entre os candidatos e não definitivo dessa aptidão. Utiliza raciocínio lógico, raciocínio por analogia e senso geométrico espacial.
- Teste BPF (Bateria Fatorial de Personalidade)
É um tipo de avaliação baseada no Big Five, ou os cinco grandes fatores, o teste avalia os 5 fatores, as características individuais:
- Extroversão;
- Neuroticismo;
- Abertura para novas experiências;
- Socialização;
- Realização.
- Teste DISC
Utilizada na analise de quatro fatores comportamentais do candidato:
- Dominancia – o quanto a pessoa assume a frente das situações, é voltada para resultados e tem confiança;
- Influencia- nessa parte, é possível entender o quanto a pessoa consegue influenciar e inspirar seus pares;
- Estabilidade – traz insumos sobre sinceridade, cooperação e confiabilidade;
- Conformidade ou cautela – através desse fator, é possível avaliar como a pessoa lida com normas e regras.
- Teste IFP (Inventário Fatorial de Personalidade)
Utilizado para analisar o candidato em 15 necessidades psicológicas:
- Assistência;
- Denegação;
- Dominância;
- Intracepção;
- Desempenho;
- Sexualidade;
- Ordem;
- Afago;
- Exibição;
- Mudança;
- Agressão;
- Persistência;
- Afiliação;
- Deferência;
- Autonomia.
- Teste MBTI
Teste com questões de múltipla escolha, que o candidato responde baseado no que ele rotineiramente costuma pensar, agir e sentir. Utilizado para avaliar 4 vaiáveis, sendo que cada uma dela apresenta 2 opções, e expressão o jeito de ser do individuo.
- E (Extrovertidos) x I (Introvertidos)
- S (Sensoriais) x N (Intuitivos)
- T (Racionalistas) x F (Sentimentais)
- J (Julgadores) x P (Perceptivos)
- Teste IBC Coach – Animais
Utilizado para identificar um dos 4 tipos de perfil representados por animais, teste adaptado da Teoria da Dominancia Cerebral, os animais e suas características principais são:
- Tubarão é o executor (Ação);
- Gato simboliza o comunicador;
- Águia, a pessoa idealizadora
- Lobo, o indivíduo organizado.
Os testes utilizados nos processos de recrutamento e seleção são uma ferramenta adicional para ajudar profissionais de recursos humanos na tomada de decisões quanto a qual candidato terá mais aderência ao cargo oferecido e a cultura da empresa. Mas sempre são utilizados como complementares no processo seletivo, e devem ser avaliados por profissionais capacitados para realizar a analise dos resultados.
Escrito por: Alícia Gonzales.