Guia completo para identificar o cliente ideal do meu negócio.
agosto 16, 20234 itens que quase ninguém lembra e você deve cuidar ao fazer seu currículo
agosto 30, 2023A avaliação de desempenho é um método que ajuda o desenvolvimento dos colaboradores. É uma forma de valorizar as pessoas da sua empresa, através de um processo estruturado, guiado por métricas, e que melhora os resultados.
Com ela, você pode identificar as competências técnicas e comportamentais dos colaboradores e o nível de entrega, o que facilita reconhecer talentos e compreender mais a fundo a capacidade de cada um.
A avaliação de desempenho também auxilia em uma visão estratégica para a empresa, pois coloca em evidência pontos fortes e pontos de melhoria, tanto no que diz respeito a cada pessoa, como em relação às equipes. Dessa forma, fica mais fácil visualizar formas de aprimorar processos e gerar mais resultados.
Implantar a avaliação de desempenho na empresa é uma forma de desenvolver as habilidades e competências dos colaboradores, identificando seus pontos fortes e fracos e oferecendo feedback e treinamento, além de minimizar os pontos fracos, corrigindo as falhas nos processos e nas atuações profissionais, aumentando a qualidade, a quantidade e a eficiência. Também é muito eficaz para alinhar as equipes com os objetivos da empresa, monitorando o cumprimento das metas e incentivando o trabalho em equipe. Auxilia na tomada de decisões estratégicas, baseadas nas capacidades reais do time, como promoções, bonificações, desligamentos ou sucessões, além de valorizar o trabalho dos colaboradores, reconhecendo seus resultados e estimulando sua motivação e engajamento.
Existem diversos tipos de avaliação de performance, que podem se adaptar às realidades e objetivos da empresa. Os tipos mais utilizados são:
- Avaliação por competências: analisa o grau de domínio das competências técnicas e comportamentais dos colaboradores, de acordo com o perfil do cargo.
- Avaliação por objetivos: verifica o cumprimento das metas estabelecidas para cada colaborador ou equipe, considerando os resultados quantitativos e qualitativos.
- Autoavaliação: permite que o próprio colaborador avalie o seu desempenho e identifique seus pontos fortes e fracos, geralmente em um questionário.
- Avaliação 360º: o colaborador é avaliado pela gestão, pela liderança e pelos colegas de trabalho, além de também avaliar a si mesmo, seus gestores, líderes e liderados.
- Matriz 9 Box: combina o potencial e o desempenho dos colaboradores em uma matriz de nove quadrantes, identificando os talentos e as oportunidades de desenvolvimento.
- OKR (Objectivesand Key Results): define um conjunto de objetivos e indicadores-chave que buscam medir o alcance das metas estabelecidas para cada colaborador ou equipe.
Você já utiliza alguma forma de avaliação de performance na sua empresa? Você sabia que a B.Partner pode ajudar sua empresa na implantação e revisão do processo de Avaliação de Desempenho?
Escrito por: Almire Fernandes.