Gestão da Experiência do Cliente: O mais importante que você precisa saber!
abril 8, 2024A Empresária de Sucesso: Navegando Pelas Muitas Facetas do Dia das Mães
maio 13, 2024Há bastante diferença entre os conceitos acima, e quando entramos no mundo corporativo, vemos entendimentos errados e distorcidos sobre eles, vamos entender:
Comprometimento é quando o colaborador cumpre o que foi acordado entre as partes, como exemplo: Chega no horário, faz entregas medianas, cumpre prazos, etc. Ele faz o que o qualifica para permanecer na empresa.
Já Engajamento, é o “brilho no olho”, o “vestir a camisa”, o fazer sem pensar, alinhar propósito organizacional com proposito pessoal. O colaborador engajado, faz além do acordado, faz por amor, faz porque acredita no que está fazendo, e esse depósito de energia a maior que é colocado na execução das tarefas, traz uma performance maior e consequentemente um resultado acima do esperado, o que resultado e maior lucratividade para empresa e crescimento na carreira do profissional engajado.
Agora, como trazer pessoas que tenham esse engajamento?
Primeiramente temos que alinhar perfil comportamental da pessoa com as necessidades da vaga. Ninguém é feliz fazendo algo que não tem talento para fazer, ou que não tem habilidades. Portanto uma análise forte de perfil é indicada na contratação. Após isso, alinhe cultura, valores e estratégia: os valores pessoais do colaborador precisam estar alinhados aos da empresa!
Foque em comunicar para engajar: quem não sabe os objetivos da empresa, não consegue se engajar no proposito dela!
Trabalhe sua cultura com direcionamento, não deixe que sua cultura seja formada sem uma estratégia de direcionamento, e se precisar de ajuda, conte com especialistas!
Gerir uma empresa com pessoas exige estratégia, trabalho duro e ferramentas adequadas, busque o melhor para sua empresa, pois as pessoas que vivem nela precisam disso para gerar melhores resultados!
Escrito por: Tatiana Cordeiro – Diretora de Recursos Humanos da B.Partner Consultoria.