
Um segredo que vale milhões! As empresas de recrutamento não salvam currículos enviados pelo WhatsApp.
outubro 6, 2023
Contratei errado ou o profissional é desinteressado?
outubro 20, 2023A cultura organizacional é um conjunto de valores, crenças, comportamentos e práticas que influenciam o clima de uma empresa. Ela é importante para a empresa porque guia e alinha os comportamentos dos funcionários no trabalho. A cultura empresarial é um recurso estratégico em busca de competitividade, para utilizá-la como um diferencial competitivo, é preciso entender o que é e como funciona, identificar os tipos presentes na empresa e promover mudanças para fortalecê-la.
Segundo Sinek, a cultura organizacional é importante porque ajuda a criar um senso de propósito e pertencimento entre os funcionários, o que pode levar a um maior engajamento e produtividade. Ele também explica que uma cultura organizacional forte pode ajudar a atrair e reter talentos, bem como diferenciar a empresa de seus concorrentes.
Sinek enfatiza que uma cultura organizacional forte deve ser baseada em valores compartilhados e um senso de propósito comum e que os líderes devem se concentrar em criar uma cultura que inspire e motive seus funcionários, em vez de apenas se concentrar nos resultados financeiros.
“A cultura come a estratégia no café da manhã” é uma frase popularmente conhecida e é atribuída a Peter Drucker, isso significa que uma cultura organizacional forte e bem definida é fundamental para o sucesso de uma empresa, e que as estratégias de negócios devem ser desenvolvidas em torno dessa cultura. Em outras palavras, a cultura organizacional deve ser a base para todas as decisões e ações da empresa, e não apenas um complemento para as estratégias de negócios.
Uma cultura organizacional forte pode ajudar a alinhar os comportamentos dos funcionários com os objetivos da empresa, aumentar a produtividade, reduzir conflitos internos e diferenciar a empresa de seus concorrentes. Por outro lado, uma cultura organizacional fraca ou mal definida pode levar a problemas como falta de alinhamento entre os funcionários e a empresa, desmotivação e falta de comprometimento dos colaboradores, problemas na comunicação e integração dos membros da equipe e padrões inconsistentes na tomada de decisões.
Os principais pontos a serem considerados na cultura organizacional são os valores organizacionais, considerando-se o peso que cada coisa tem dentro da organização; costumes a serem exercidos, considerando que eles são a materialização dos valores e crenças; ritos e atividades e cerimônias realizadas formal e informalmente, pelos membros da empresa.
Essas características são avaliadas a partir da realidade de cada empresa, de nada adianta criar uma cultura organizacional que não tem nenhuma identificação com as características da empresa.
A cultura organizacional pode afetar o desempenho dos funcionários de diversas maneiras, uma cultura organizacional forte e bem fundamentada pode trazer os como benefícios o fortalecimento da marca empregadora, aumento da produtividade, agilidade nos processos, redução de problemas, dificuldades e conflitos internos, diferenciação da empresa diante de seus concorrentes.
Já a falta de uma cultura organizacional bem definida pode gerar diversos problemas em uma empresa como, por exemplo, dificuldade em selecionar profissionais adequados, falta de alinhamento, desmotivação e falta de comprometimento dos colaboradores, problemas na comunicação e integração dos membros, padrões inconsistentes, dificuldade na tomada de decisões, o que pode afetar negativamente a eficácia da empresa.
No próximo artigo traremos dicas de como fortalecer e comunicar a cultura organizacional em sua empresa.
Escrito por: Almire Fernandes.