Como se sair bem em uma entrevista de emprego?
julho 21, 2023Será que você é um bom líder?
agosto 4, 2023Chega uma fase da nossa vida que precisamos escolher qual caminho iremos trilhar para nossa vida profissional. Há aqueles que já sabem desde a infância, ou aqueles que os seus responsáveis já direcionaram ou até mesmo escolheram para eles. Mas se você não se encaixa nesses perfis, fique tranquilo, hoje eu trouxe três dicas que irão te ajudar.
1º dica: busque autoconhecimento! Faça uma análise ou peça ajuda para uma pessoa próxima e veja quais características naturais você tem, como por exemplo: ser uma pessoa comunicativa, ser detalhista, ser criativo, ser calculista etc. Outro fator importante é identificar seu gosto, como por exemplo: gostar de lidar com números, com tecnologia, com pessoas, gostar de cuidar de pessoas ou animais etc.
2º dica: faça testes comportamentais. Os testes mostrarão muitas características e aptidões que farão um direcionamento nessa escolha tão importante. O mais conhecido é o teste DISC, mas também quero te apresentar o MBTI. Ambos você encontra na internet para fazer. Faça e inclua na sua autoanálise na hora de decidir sua profissão.
3º dica: e não menos importante, conheça a rotina do profissional desta área. Não basta somente conhecer as características em comum dos profissionais. É preciso conhecer as atividades do dia a dia que são empenhadas. Talvez lidar com números ou com pessoas, não seja como você idealizou. Conheça as principais tarefas que esses profissionais fazem e se imagine tendo essa rotina.
E aí, faz sentido essa carreira para você ou não?
Para aqueles que já tenham escolhido uma profissão e não estão mais felizes ou realizados, sugiro o mesmo caminho. Dessa vez, será mais fácil fazer sua autoanálise. Ah, vale um conselho extra: após escolher o caminho que deseja trilhar, NUNCA pare a jornada do autoconhecimento!
Boa sorte e sucesso!
Escrito por: Krishna Figueiredo.