O que é empregabilidade? E como devo cuidar da minha?
fevereiro 17, 2023Dicas para ser mais produtivo
março 3, 2023100% dos seus clientes são pessoas, 100% dos funcionários são pessoas. Se você não entende de pessoas, você não entende de negócios. “Frase de Simon Sinek.”
Embora essa frase pareça “clichê”, nos meus mais de 20 anos de carreira, percorrendo alguns estados desse nosso Brasil, podemos afirmar que os problemas nas empresas se repetem estão quase sempre relacionados no ecossistema empresarial, as pessoas. Empreender não significa entender de “pessoas”, está muito mais relacionado aos soft skills, porem muitas vezes empreendedores esquecem que nenhum “CNPJ existe sem alguns CPFs”.
No que tange empresas bem sucedidas, que possuem diretrizes e plano de crescimento sólido, identificamos que elas têm algo em comum, elas entendem de pessoas, elas colocam as pessoas no foco dos seus negócios, pois sabem que os resultados são gerados através delas.
Quando falamos de entender de pessoas, de humanização, não estamos falando de empresas sem ritmo, cobrança e resultados, muito pelo contrário, estamos falando desses pilares muito bem estruturados, com os objetivos e direcionamentos bem definidos, um organograma claro, que com toda certeza, é um dos pilares mais importante para uma empresa, pois além de clarificar o espaço de cada colaborador, conseguimos identificar quais níveis deve se comunicar, trazendo muita mais clareza e agilidade nos processos.
O ser humano ainda se destaca sendo o protagonista no diferencial competitivo das organizações, por esta razão devemos investir no potencial das pessoas, buscando despertar nelas mais interesse e motivação pelo trabalho. Se o objetivo da sua empresa é o Cliente no topo, para aumentar seus resultados, é fundamental que as pessoas estejam em primeiro lugar.
Os líderes que incentivam a criatividade, pois pessoas que se expressam, pensam e compartilham são vitais para o sucesso das empresas.
Escrito por: Pâmela Thamasia – Diretora Comercial B.Partner Consultoria