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abril 6, 2023Em 2004 quando entrei para a faculdade, iniciando Administração com ênfase em Marketing, o curso de Marketing era o curso mais competitivo.
No entanto, o Marketing se transformou e se aproxima cada vez mais das exatas. A Economia, que mistura exatas com comportamento, faria mais sentido à área de conhecimento exigida de um profissional de Marketing hoje.
A mudança veio pelo mercado, que trouxe uma explosão de indicadores e dados para uma disciplina que, antes, era focada em criação e pessoas. Uma grande mudança, graças ao mundo digital, das vendas e da performance possibilitada pelas novas tecnologias. Novas mídias permitiram anúncios mais direcionados, pagando-se pouco.
As empresas que não investiram em suas marcas na última década já percebem que as pessoas não compram mais somente pelo impulso e por estarem no lugar certo e na hora certa. Mas sim porque existe conexão emocional com o produto e a marca.
O papel do Marketing é usar performance para capturar as demandas, mas também garantir que o consumidor escolha a sua marca quando a oferta aparecer.
Qual é, então, o papel do Branding para o seu negócio? Fazer com que o consumidorpotencial esteja pronto para comprar de você na hora certa.
Sua marca é o gatilho que faz com que a decisão seja tomada. Branding gera identificação, que gera elasticidade, essa disposição para comprar diferentes produtos de uma mesma marca.
Profissionais de Branding precisam aprender a língua dos negócios, a fórmula desse “novo Marketing”. E as lideranças dos negócios precisam aprender que suas marcas influenciam o comportamento de compra.
Porque Branding não se mede com ação de compra; Branding se mede com intenção de compra.
O papel da sua marca é gerar sentimento que gera comportamento. Não existe mais espaço para Branding sem resultado, nem resultado sem Branding.
Escrito por: Pâmela Thamasia – Diretora Comercial B.Partner Consultoria