Inteligência emocional no trabalho
março 10, 2023Conheça-te a ti mesmo
março 24, 2023Parece uma pergunta simples ou até filosófica para alguns, mas ela é fundamental para o seu posicionamento como profissional.
Primeiro, vamos falar o que é propósito. De acordo com o dicionário Aurélio:
- intenção (de fazer algo); projeto, desígnio.
- aquilo que se busca alcançar; objetivo, finalidade, intuito.
E como saber qual é o propósito da empresa? Provavelmente você já deve ter ouvido falar que cada organização tem sua missão, visão e valores. A missão de uma empresa é a sua razão de ser, o motivo para o qual a empresa existe e trabalha diariamente. E esse é o objetivo (propósito) que ela deseja alcançar.
E como trazer isso para prática? Sabendo que ele é objetivo ou a meta maior que guia e dá sentido às escolhas e decisões tomadas ao longo do caminho.
Tendo ciência da meta maior que a instituição possui, eu, como funcionário, preciso saber de que forma contribuir com o meu trabalho, diariamente, para que ela concretize essa meta.
Vamos para um exemplo prático?
A Missão da BPartner é: gerar resultados sustentáveis nas empresas através de contratações assertivas, formação de times e gestores preparados para gerir pessoas e processos, e construção de processos customizados e inteligentes.
E eu, como consultora de recrutamento e seleção, preciso saber disso e trabalhar alinhada com objetivo da empresa.
E de que forma eu posso fazer isso? Desempenhando meu trabalho com excelência, utilizando todas as ferramentas que possuo, engajando na empresa e na equipe que faço parte. Sabendo que não irei apenas gerar um novo emprego para alguém ou um funcionário para empresa, mas que vou contribuir para que nossos clientes da consultoria consigam gerar em suas organizações resultados sustentáveis através de funcionários bem alinhados ao perfil da vaga e ao propósito da empresa.
Fez sentido para você? Saiba que cada colaborador desempenha um papel importante para o seu setor e consequentemente para instituição que trabalha e, por isso, suas tarefas e escolhas diárias precisam estar alinhadas ao propósito da empresa.
Escrito por: Krishna Figueiredo