E agora, qual profissão devo escolher?
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agosto 11, 2023Quando o assunto é liderança é sempre bom lembrar que: pessoas precisam de pessoas. Pode parecer óbvio, mas muitos líderes perdem colaboradores excelentes e produtividade da sua equipe por esquecer disso.
Alguns sinais podem mostrar se você tem sido um bom líder ou deixado a desejar:
• Primeiro: achar que tem todas as respostas certas.
Em nossas diversas consultorias, vimos muitos líderes que acreditam não poder mostrar sua vulnerabilidade, como: fazer uma pergunta, pedir ajuda ou responder um simples “não sei” ou falar “eu errei” para seu liderado. Liderança não é mostrar o quanto você sabe, mas orientar seus colaboradores a encontrarem a melhor saída, a melhor direção, mesmo que para isso seja necessário dar um passo atrás.
• Segundo: afirmar que é o líder aos liderados
Líderes engajam, despertam confiança, mantêm um clima positivo com a equipe, reforçam os talentos pessoais, criam conexções com valores e virtudes . Eles têm atitude de lideres e não precisam falar. Se você precisa lembrar que é o líder para a sua equipe, há algum problema. Usar a liderança como ferramenta para exigir algo do colaborador, fará você vencer a batalha momentaneamente, mas perderá a guerra e o respeito como líder.
• Terceiro: Falar muito e escutar pouco
Se você tem se percebido em conversas pouco interativas com seus liderados, há grandes chances de não estar dando espaço para ouvi-los. Provavelmente, você está tão preocupado com mostrar que é o líder que está esquecendo das pessoas.
• Quarto: Você é centralizador
Se você está sobrecarregado, as pessoas estão ansiosas por direção, provavelmente,você está falhando na distribuição de tarefas. Ou, delargando ao invés de delegar tarefas – são coisas diferentes. O líder direciona, capacita e da a seus liderados liberdade para agir, ao invés de microgerencias tarefas.
Para ser líder é preciso coragem, encarar as vulnerabilidades e prestar atenção nas pessoas, nas suas habilidades, sentimentos e emoções. Quando não há tempo dedicado para cuidar das pessoas, desperdiça-se tempo para gerenciar comportamentos improdutivos e rotatividade excessiva.
Foque em desenvolver a sua liderança. Busque se comunicar de forma clara, ser flexível para ouvir e mudar de opinião, considerar novas ideias; saiba criar metas claras e tangíveis, aprenda a delegar de forma efetiva e a capacitar seus colaborares. Essas, são algumas sugestões que nós da B.Partner sugerimos para você se tornar um bom líder e o que vem dando certo em nossas consultorias de desenvolvimento de liderança.
Escrito por: Iolana Campestrini.